8 em cada 10 canadenses acreditam que a imigração está ajudando a economia do Canadá

Uma preocupação comum quando pensamos em nos mudar de país é: qual será a aceitação do povo de lá? Haverá preconceito? No caso do Canadá, onde há um fluxo intenso de imigrantes, seria de esperar que a resistência estivesse aumentando, pois é natural haver uma preocupação com relação ao aumento da concorrência no mercado de trabalho e as dificuldades na interação cultural, mas não é o que vem ocorrendo. 

Uma nova pesquisa de opinião pública sobre imigração mostra que o número de canadenses com opiniões positivas sobre a imigração cresceu entre abril e outubro. 

Desde a pesquisa anterior Focus Canada do Environics Institute, em abril, o número de pessoas que discorda da afirmação “no geral, existe muita imigração para o Canadá” aumentou de 59% para 63% em outubro – seu nível mais alto desde 2008.

Pouco mais de um terço dos canadenses concordou com a declaração, 34%, que permaneceu inalterada desde abril.

O Instituto Environics entrevistou 2.008 canadenses entre 7 e 20 de outubro antes das eleições federais do Canadá em 21 de outubro.

“Uma maioria crescente de canadenses rejeita a idéia de que seu país está aceitando muitos imigrantes” , constatou a pesquisa . “Essa visão se deve em parte porque oito em cada dez acreditam que a imigração está ajudando a economia do Canadá“.

A pesquisa encontrou apoio reforçado à imigração na maior parte do país, com aumentos notáveis ​​nas províncias do Atlântico, nas pradarias e no Quebec.

Nas províncias do Atlântico, 71% dos entrevistados discordam que o Canadá está recebendo muitos imigrantes.

Canadenses mais jovens, mulheres, aquelas com maior nível de educação e mais seguras financeiramente são as mais propensas a ter uma visão favorável da imigração.

O instituto disse que opiniões negativas sobre imigração são mais difundidas entre os “preocupados com a possível perda de emprego”.

Opiniões negativas também foram mais evidentes entre os eleitores do Partido Conservador do Canadá, com 51% declarando que a imigração era muito alta em comparação com 45% que discordaram.

Os eleitores do Novo Partido Democrata foram os mais propensos a ter uma visão positiva dos níveis de imigração do Canadá, com 79% dizendo que havia muita imigração no Canadá.

Quase 3 em cada 4 liberais também expressaram apoio ao atual nível de imigração do Canadá, seguido por 69% dos apoiadores do Partido Verde e 64% do Bloc Quebecois.

QUER ESTUDAR NO CANADÁ? ENTRE EM CONTATO, SEM COMPROMISSO! contato@canadaletsgo.com ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347

Benefícios econômicos da imigração

80% dos canadenses concordaram com a afirmação de que “em geral, a imigração tem um impacto positivo na economia do Canadá”.

O Instituto Environics disse que esse resultado corresponde ao nível mais alto registrado nos últimos 25 anos.

Apenas 16% dos entrevistados discordaram da afirmação.

Fonte: Environics Institute

A crença de que a imigração tem um impacto econômico positivo fortalecido em sete pontos desde abril nas províncias do Atlântico, onde 82% dos entrevistados compartilhavam dessa opinião.

A Colúmbia Britânica ficou em segundo lugar, com 84% dos entrevistados dizendo que a imigração tem um benefício econômico positivo, uma visão que foi compartilhada por pouco mais de três quartos (76%) dos entrevistados nas Pradarias e em Alberta.

A maioria dos apoiadores de todos os principais partidos federais também concordou com essa visão, variando de 90% dos eleitores liberais a 68% dos eleitores conservadores.

Preocupação de que os imigrantes não estejam adotando valores canadenses cai em Quebec

Os canadenses continuam preocupados com a integração de imigrantes na sociedade canadense, com 50% de todos os entrevistados concordando com a afirmação de que “há muitos imigrantes entrando neste país que não estão adotando valores canadenses”.

Esse resultado, no entanto, caiu um ponto percentual em relação a abril e foi o nível mais baixo registrado desde que a pergunta foi incluída pela primeira vez nas pesquisas da Focus Canada em 1993.

Pouco mais de 40% dos entrevistados discordaram da afirmação.

Ironicamente, as últimas descobertas do Instituto Environics mostram concordância com a declaração, onde o governo da província anunciou na semana passada que começaria a impor um teste de valores aos futuros imigrantes em janeiro.

“No Quebec … a opinião pública sobre os imigrantes é tão positiva, se não mais, do que em outras partes do país”

Entrevistado da pesquisa

Em termos de afiliação a partidos políticos, os eleitores conservadores eram os mais propensos a sustentar a opinião de que os imigrantes não estavam adotando valores canadenses (73%) em comparação com apenas 36% dos partidários do Partido Liberal e 34% dos eleitores do NDP.

Pouco menos de 60% dos apoiadores do Bloc Quebecois (59%) concordaram com a declaração, mas houve uma queda de oito pontos percentuais em relação a abril.

Aceitação de imigrantes racializados

Para a declaração “O Canadá aceita muitos imigrantes de grupos minoritários raciais”, 64% dos canadenses discordam.

O Instituto Environics observou que aqueles em desacordo eram predominantemente os mesmos que discordavam que o Canadá estava deixando muitos imigrantes entrarem.

“Isso reflete uma mudança significativa nas atitudes do público desde os anos 90, quando a maioria dos canadenses concordou com a afirmação”, informou o instituto.

A visão de que o Canadá aceita muitos imigrantes de grupos minoritários raciais era mais evidente entre os entrevistados sem um diploma do ensino médio e aqueles com renda familiar abaixo de CDN $ 30.000.

Fonte: https://www.environicsinstitute.org/docs/default-source/default-document-library/public-opinion-in-metropolitan-canada8e29c448668d449eb9a409a064b3b09d.pdf?sfvrsn=f070383b_0

Gostou do artigo? Deixe um comentário! Tem dúvida? Pergunte. Adoraremos responder!

Lila Kuhlmann é autora do livro “Let’s Go! Imigrando para o Canadá” e sócia-gerente da Canada Let’s Go, assessoria no planejamento e execução de programas de estudo, trabalho e residência permanente no Canadá.

PENSANDO EM ESTUDAR, TRABALHAR OU VIVER PERMANENTEMENTE NO CANADÁ? Fale conosco, sem compromisso. Clique em contato@canadaletsgo.com , WhatsApp-nos: 11 98201.2347 ou agende um bate-papo ! Se preferir, podemos entrar em contato. Deixe seu e-mail ou WhatsApp:

Anúncios

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.