5 mal-entendidos comuns sobre a contratação de talentos técnicos do exterior

O artigo abaixo foi postado no LinkedIn, ontem (20 de agosto de 2019). Como é extremamente pertinente para quem se questiona sobre o funcionamento e motivações das contratações de profissionais high tech por parte das empresas sediadas no Canadá, eu o estou re-publicando. A fonte é a VanHack, empresa sobre a qual já comentei em alguns posts, anteriormente, e através da qual três clientes meus, todos desenvolvedores, conseguiram trabalho no Canadá. O autor é o seu CEO, Ilya Brotzky. Independentemente de a fonte ter interesse comercial na publicação, ela é limpíssima e representa exatamente a proposta do governo canadense nas contratações rápidas dessa mão de obra especializada. Você pode ler o artigo original, em inglês, utilizando o link ao final dessa postagem.

“Não importa se você é uma start-up de tecnologia com dois co-fundadores e um pug, ou uma empresa com 10.000 cubículos. Se você quer crescer, aposto que a contratação é o seu maior desafio. E se a sua solução escolhida é contratar talentos técnicos do exterior, isso pode parecer confuso.

Por que esse desafio afeta tantas empresas de tecnologia canadenses? Bem, as mesmas políticas que mantêm os melhores talentos em tecnologia fora dos EUA estão levando as empresas americanas a se estabelecerem no Canadá para ter acesso a talentos globais, conforme expliquei  recentemente à  revista Time . 

QUER SABER AS SUAS CHANCES DE VIVER NO CANADÁ? contato@canadaletsgo.com ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347

“O Canadá permite que empresas com escritórios no país contratem trabalhadores estrangeiros qualificados em posições como engenheiros de computação, projetistas de software e matemáticos, e tenham seus vistos processados ​​dentro de duas semanas”.

The Wall Street Journal

“A Amazon pode ter sido uma das primeiras a olhar para o norte em busca de uma nova expansão canadense, garantindo uma residência no edifício Canada Post e trazendo 4.000 novos empregos técnicos para a cidade, mas está longe de ser a última. Em menos de 12 meses, uma concentração de empresas da Bay Area se voltou para Vancouver para estabelecer uma nova sede ou contratar novos funcionários ”

Georgia Straight

É uma ótima notícia, mas está colocando pressão no banco de talentos local.

Entre as start-ups do Canadá e os grandes gigantes da tecnologia dos EUA que estão mudando para cá, o setor de tecnologia local  precisa preencher 216 mil empregos  até 2021. Então, acredite em mim, você não está sozinho (leia o artigo)

De fato, há pouco mais de dois anos, as pessoas do nosso métier (head hunters e RH) começaram a acordar seriamente para este desafio. Eles precisavam facilitar a contratação de talentos técnicos do exterior.

PRECISA DE ORIENTACÃO? FALE CONOSCO, SEM COMPROMISSO! contato@canadaletsgo.com ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347

É isso que o Global Talent Stream visa corrigir

Canadá criou o  Global Talent Stream  para acelerar a contratação de profissionais de tecnologia do exterior. E está funcionando. 

“O Global Talent Stream (GTS), que se tornou permanente no Orçamento do governo federal 2019 no início deste ano, viu mais de 1.300 empresas usarem o GTS, respondendo por 23.900 pedidos de licença de trabalho que foram processados ​​desde o início um programa piloto em junho de 2017. ”

Betakit

Dos mais de 4.000 empregos preenchidos através deste programa, fizemos mais do que qualquer outro matchmaker de recrutamento de tecnologia para trazer os melhores talentos de muitos países, incluindo o Brasil, a Índia, a Nigéria, etc.

Ajudamos as empresas a usar o fluxo global de talentos para contratar talentos técnicos. Mas toda semana, ainda recebemos muitas perguntas sobre isso. Aqui estão as nossas respostas mais comuns.

P. “Tenho certeza que posso encontrar todo o talento que preciso localmente. Por que procurar no exterior?

Como um empreendedor de tecnologia, provavelmente a crítica número um dos canadenses com meu cargo é que não pensamos grande o suficiente. Tantas empresas canadenses (de tecnologia ou não) se contentam em vender para um mercado doméstico. Esse hábito é realmente estranho, mesmo porque a taxa de câmbio com os EUA significa que você está deixando uma tonelada de dinheiro na mesa.

Em contraste, os fundadores de tecnologia dos EUA se concentram não apenas em seu próprio mercado gigantesco, mas também no exterior. E é assim que você começa a ser Amazon, Microsoft, Facebook, etc.

Coincidentemente, são essas empresas gigantes que estão  mudando suas operações para o Canadá  precisamente porque querem ter acesso aos melhores talentos de todo o mundo. A mesma lógica em torno da venda global só faz sentido quando você está contratando também. (Georgia Straight)

P. “Não vai lidar com um programa do governo ser um aborrecimento?”

Entendi. Lidar com o CRA, solicitar o Worksafe para meus funcionários, até mesmo renovar meu passaporte é uma chatice. Mas este programa Global Talent Stream é um verdadeiro outlier.

O que costumava levar literalmente até um ano agora leva cerca de dois meses ou menos, desde o início de sua pesquisa até conseguir o funcionário no país. Nós até tivemos um engenheiro DevOps da Estônia  realocado em 36 dias .

Melhor ainda, os contatos do governo nesse programa se dobravam para simplificar o processo das empresas participantes. Você não é penalizado por erros. Eu pessoalmente vi casos em que o empregador colocou a classificação errada de trabalhadores qualificados NOC na papelada. O funcionário público da imigração ajudou-os a corrigir o erro e a acelerar o processo! É uma lufada de ar fresco.

QUER SABER AS SUAS CHANCES DE VIVER NO CANADÁ? contato@canadaletsgo.com ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347

P. “Eu preciso contratar agora mesmo. Não vai contratar no exterior por muito tempo?

Mais uma vez, como CEO, posso simpatizar com esse sentimento. Mas também sei que, mesmo quando sinto que preciso preencher papéis instantaneamente, isso não vai acontecer. Anunciar o papel, investigar e fazer a devida diligência sempre leva mais tempo do que você espera. Na verdade, as empresas de tecnologia podem levar até 6 meses (ou mais) para preencher funções técnicas.

Então, e se você pudesse aproveitar um conjunto de talentos de mais de 72.000 desenvolvedores, que crescem 500 por dia (e isso é apenas a rede da VanHack). Você poderia obter candidatos dentro de horas, não dias ou semanas.

Digamos que demore três meses, desde encontrar candidatos até entrevistá-los, contratá-los e passar pelo processo de visto. Três meses não são ruins. E com um pool de talentos tão grande, você pode aumentar as chances de não apenas contratar, mas reter o candidato, para que você não precise se preocupar em gastar ainda mais tempo tentando preencher o mesmo papel novamente.

P. “Se eu contratar no exterior, como sei que eles ficarão na minha empresa?”

Pense nisso do ponto de vista do empregado. Vindo para o Canadá para trabalhar para você é literalmente um trabalho de sonho para eles. Eles podem ganhar muito mais do que em casa, tendo uma qualidade de vida incrível. Eles não vão fazer isso com leveza. Muitas vezes, eles trazem sua família, que está contando com eles para ter sucesso na sua empresa, para que eles possam construir uma vida aqui.

Deixe-me ser totalmente claro sobre isso: quando você contrata usando o Global Talent Stream (ou, na verdade, qualquer programa do governo), você não está contratando nômades digitais. São pessoas que criam raízes nas empresas e em suas comunidades.

Na verdade, um cálculo retroiluminado de 725 contratações pela VanHack até hoje, multiplicado por 80K (um salário médio do desenvolvedor) soma US $ 40 milhões, o que equivale a US $ 12,6 milhões em receita de imposto de renda, antes mesmo de chegar compras de aluguel, móveis, etc. Enquanto você está investindo neles, eles estão investindo em você e no país.

P. “Você provavelmente precisa ser uma grande empresa para participar do Global Talent Stream, certo?”

Não há limite. Na verdade, ajudamos uma empresa a passar pelo processo de encontrar seu primeiro funcionário!

Basta pensar sobre isso: você está em Toronto ou em Vancouver – e os grandes gigantes da tecnologia estão sugando todo o talento local. Ou sua startup está em sua cidade natal de Saskatoon ou Brandon – não exatamente centros tecnológicos. Mas não importa quão grande você é ou onde você está: você ainda pode explorar um mundo de talentos.

Como imigrante e profissional de tecnologia, adoro a ideia de cidadãos globais talentosos que seguem seus sonhos. Este negócio em que estou não é apenas uma maneira de ganhar dinheiro. É sobre o que eu sou. E estamos aqui para responder a quaisquer outras perguntas que você possa ter, de modo que boas empresas possam acessar todo um mundo de talentos.”

O artigo original é encerrado com uma chamada comercial. 

Disclaimer: A VanHack é uma empresa que intermedia contratações de profissionais High Tech e não tem qualquer conexão pessoal ou comercial com a Canada Let’s Go e seus integrantes.

Fontes – caso os links não funcionem, basta copiá-los e colá-los em seu navegador.

QUER SABER AS SUAS CHANCES DE VIVER NO CANADÁ? contato@canadaletsgo.com ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347

Fonte deste artigo: https://www.linkedin.com/pulse/5-common-misunderstandings-hiring-tech-talent-from-abroad-brotzky/?msgConversationId=6569682470747336705&msgOverlay=true&trackingId=%2BXDQ%2F6d7R9y9SG%2FurSOD5w%3D%3D

Artigo da revista Time: https://time.com/5634351/canada-high-skilled-labor-immigrants/

Artigo do The Wall Street Journal https://www.wsj.com/articles/silicon-valley-looks-north-as-tech-giants-expand-in-toronto-11566054001

Artigo do The Georgia Straight: https://www.straight.com/tech/1261681/why-so-many-silicon-valley-companies-are-moving-vancouver

Artigo do Real Insigts: https://www.gta-homes.com/real-insights/news/global-talent-stream-aims-to-boost-canadas-high-tech-sector-by-2021/

Artigo do Betakit: https://betakit.com/global-talent-stream-on-track-according-to-oecd-report-on-canadian-immigration-system/

Gostou do artigo? Deixe um comentário! Tem dúvida? Pergunte. Adoraremos responder!

Lila Kuhlmann é autora do livro “Let’s Go! Imigrando para o Canadá” e sócia-gerente da Canada Let’s Go, assessoria no planejamento e execução de programas de estudo, trabalho e residência permanente no Canadá.

PENSANDO EM ESTUDAR, TRABALHAR OU VIVER PERMANENTEMENTE NO CANADÁ? Clique em contato@canadaletsgo.com  ou WhatsApp-nos: 11 98201.2347 . Se preferir, podemos entrar em contato. Deixe seu e-mail ou WhatsApp:

Adoraremos ler o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: